Espaço faz parte das áreas protegidas da Itaipu Binacional, que ocupam mais de 45 mil hectares no Brasil e no Paraguai. No ano em que a usina hidrelétrica de Itaipu completa 50 anos, também é comemorado o aniversário do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). São quatro décadas protegendo a fauna e a flora e desenvolvendo pesquisas sobre o meio ambiente.
Ler matéria completaBrasileiros e paraguaios se uniram para construir a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Há 50 anos, a Itaipu Binacional recebia os primeiros trabalhadores para prestar serviços em Foz do Iguaçu (PR), cidade-sede da usina no lado brasileiro. Em 23 de setembro de 1974, o auxiliar de serviços gerais Heleodoro José Felix, empregado requisitado da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (CAEEB, atualmente extinta), tornou-se um dos pioneiros de uma saga operária que, no auge, chegou a reunir 40 mil trabalhadores no canteiro de obras da maior usina do mundo.
Ler matéria completaUsina é considerada uma das sete maravilhas da engenharia. Em tupi-guarani, Itaipu quer dizer “a pedra que canta”. Era este o nome de uma ilhota que permanecia quase todo o tempo escondida pelas águas, onde os técnicos verificaram que havia um rendimento energético excepcional, em virtude de um longo cânion escavado pelo Rio Paraná. Esse foi o ponto escolhido, em 1973, pelos engenheiros e técnicos que desenvolviam o projeto de uma nova usina hidrelétrica, e o nome já estava definido: Itaipu.
Ler matéria completaO manejo desses animais é feito ao ar livre, com alimentação à base de frutas e processo de crescimento mais lento, o que encarece o produto e garante um sabor único. Os acadêmicos do 2º período de Zootecnia da Faculdade UNIGUAÇU realizaram uma visita técnica à Fazenda Taquari, renomada pela criação da raça de Porco Moura, uma das mais tradicionais do Sul do Brasil. O objetivo foi conhecer de perto o manejo diferenciado dessa raça, que se destaca tanto pela qualidade de sua carne quanto pela sua história e importância cultural. Durante a visita, os estudantes foram guiados pelo proprietário João Guilherme Muffato, um dos responsáveis pela criação da raça no Paraná desde 2018.
Ler matéria completaPara aplicar na prática e conseguir identificar a linguagem do amor com clareza, separamos alguns tópicos que podem ajudar. As linguagens do amor podem ser explicadas pelo Dr. Gary Chapman, que define essa teoria como: as formas que as pessoas demonstram e recebem amor. De acordo com ele, cada pessoa se identifica de uma maneira, no total são 5 linguagens principais que transmitem amor, sendo elas:
Ler matéria completaA Faculdade Uniguaçu está há 25 anos fazendo história e se destaca quando o assunto são os cursos de Ciências Agrárias. A última edição do Dia de Campo da Faculdade UNIGUAÇU teve um recorde de visitantes, com mais de 11 mil pessoas visitando o campus da instituição, presenciando as novas tecnologias no campo com os expositores, participando de palestras e conhecendo os experimentos dos acadêmicos.
Ler matéria completaA primavera chegou e quem tem pet em casa deve redobrar a atenção aos cuidados com os animais de estimação. A primavera chegou e quem tem pet em casa deve redobrar a atenção aos cuidados com os animais de estimação, afinal nem tudo são flores. Em entrevista, a médica veterinária que atende no Hospital Veterinário UNIGUAÇU - HVU, especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais, em Zoonoses e Saúde Pública, Me. Gisele Seberino, destacou os principais pontos que precisam ser observados durante esta estação.
Ler matéria completaA expansão promete fortalecer a educação no oeste do Paraná, garantindo que mais pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar o sucesso profissional. A Faculdade UNIGUAÇU anunciou a compra de duas novas unidades localizadas nas cidades de Foz do Iguaçu e Palotina, consolidando sua presença na região oeste do Paraná. Com essa aquisição, a instituição visa expandir seu compromisso de levar o ensino sem limites para mais estudantes, fortalecendo a oferta educacional e proporcionando novas oportunidades de formação superior.
Ler matéria completaMarco Brotto trocou empresas consolidadas para investir no nicho do turismo. Hoje com agência própria, ele comanda expedições com grupos que também desejam conhecer o fenômeno. Empresário fecha negócios para investir no sonho de 'caçar' auroras boreais
Ler matéria completaUnidade pode ser usada para realização do Cadastro Único e para acesso a benefícios sociais. Praça Municipal de Sulina
Ler matéria completa